Sobre nós

Algumas palavras sobre a

Casa da Convivência

Casa da Convivência Nossa Senhora Mãe do Belo Amor, localizada no Rio de Janeiro, especificamente, no bairro de Lins de Vasconcelos, zona norte da cidade, é uma obra social sem fins lucrativos dedicada ao segmento educacional e de saúde para pessoas portadoras de deficiência intelectual, preparando-as para uma convivência espontânea e sem discriminação, valorizando sua capacidade produtiva e despertando sua autoestima. 

No momento, atendemos gratuitamente em dois turnos (de 08:00 as 12:00 horas e de 13:00 as 17:00 horas), 151 (cento e cinquenta e um) pessoas com idades variadas superiores a 12 anos.  Este projeto acontece sob a coordenação de uma equipe interdisciplinar contemplando diversas atividades, tais como: Reforço Pedagógico, Arte, Música, Dança e Teatro; além de atendimentos prestados nas áreas da saúde e social, como: Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional,  e Serviço Social. 

Curta as Redes Sociais da Casa da Convivência e visite a página Sobre Nós em nosso site para conhecer nosso trabalho.
Problemática

O nosso por quê

Este projeto nasceu de uma utopia, virou sonho e se tornou realidade, procurando no seu conteúdo amenizar problemas e questionamentos vivenciados pelas famílias no seu cotidiano, tais como:

Questionamentos familiares
  • Acho que vou deixar o emprego para cuidar dele(a);
  • Mas isso vai afetar muito o nosso orçamento;
  • Quem cuidará dele(a) quando não for mais possível?
  • Seria ótimo se conseguíssemos um local digno para o(a) nosso(a) filho(a); locais existem, mas sempre esbarramos com a falta de vagas ou a possibilidade de custeio;
  • A quem poderemos recorrer com esse objetivo? E se fosse criado mais um local?

Conheça nossa história

Como tudo começou

A Casa da Convivência Nossa Senhora Mãe do Belo Amor nasceu de um desejo do Padre Redentorista José Marques de oferecer melhores condições de vida para deficientes intelectivos e seus familiares. Contando com o apoio de um grupo de pais de deficientes e alguns amigos. Padre Marques elaborou um projeto viável e tangível para a construção de uma casa que pudesse acolher as atividades que tinha em mente. 

No dia 4 de setembro de 1990 foi feito o registro em cartório da instituição como uma Entidade Civil Sem Fins Lucrativos e com a finalidade de fazer filantropia. Como objetivo definiu-se dar assistência ao deficiente intelectual, proporcionando-lhes apoio educacional, psicológico e espiritual, incluindo e priorizando a saúde e sua inclusão social.

O próximo passo foi adquirir um local para realizar as atividades.

Comprar uma área de 5.000 (cinco mil) metros quadrados próximo da Tijuca era o ideal do projeto. Mas, pelos poucos recursos disponíveis, após um ano de procura, comprou-se uma casa velha, no Lins, com um terreno de aproximadamente 700 (setecentos) metros quadrados, em 27 de abril de 1992. O terreno foi pago à vista, esgotando todos os recursos disponíveis.


A partir daí, iniciou-se o processo de elaboração do projeto para a construção de um prédio onde seriam realizadas todas as atividades da nova instituição.

O colaborador Dr. Elias ajudou bastante neste momento dando os primeiros riscos da planta da construção, mais tarde modificada pelo Sr. Walter Bianco.

O projeto contemplava um prédio de 5 (cinco) andares com uma área construída de aproximadamente 2.000 (dois mil) metros quadrados, podendo abrigar até 200 (duzentos) usuários. O início da obra, com sua escavação, foi dada em 1º de agosto de 1994, após a derrubada da antiga casa, retirando mais de 200 caminhões de terra, pedras e entulhos. No dia 15 de outubro deste mesmo ano, foi lançada da Pedra Fundamental.

A primeira laje foi inaugurada no dia 8 de abril de 1995.

Até a compra do terreno os recursos eram advindos da venda de livros, de eventos (bingos, chás, almoços e rifas) e, principalmente, de donativos, através do Padre José Marques. Terminada a construção, a inauguração ocorreu em 28 de maio de 2000.

De lá para cá, muitas coisas ocorreram, afinal são mais de vinte anos de atuação, mas o que ficou é que nossa Casa da Convivência hoje é uma realidade, funcionando a todo vapor. Hoje, assistimos mais de 150 (cento e cinquenta) pessoas, com o apoio do Sesc e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Oferecemos onze serviços distintos e ainda atividades como passeios a museus, contribuindo para um considerável desenvolvimento intelectivo e social aos nossos usuários.

Nossa Organização

Presidente: Pe. Mauro de Almeida CSsR
Vice-presidente: Sr. José Adriano de Jesus Gonçalves
Primeiro-tesoureiro: Sr. Roberto de Souza Barros
Vice-Tesoureiro: Sr. Vitório Mele
Diretor jurídico: Dr. Josilmar Abreu de Souza Andrade
Secretária: Sra. Cátia Regina Espindola Costa

Nossos Dados

CNPJ: 39.113.030/0001-40
Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social: 71000.082449/2017-82
Inscrição no CMAS/Rio: 439 Processo: 08/000757/99
Registro no CMDCA-Rio: 904/2011 e 1279/2018

Divulgue nosso trabalho

Seja um Colaborador

Precisamos da sua ajuda para continuarmos com este importante trabalho. Seja um colaborador. Adote financeiramente um dos nossos assistidos, contribuindo mensalmente com pelo menos R$10,00.

Encontre-nos

Facebook

Instagram

Twitter

Rolar para cima